Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de maio de 2010

36 DOS INUMERÁVEIS BENEFÍCIOS DO HATHA YOGA


36 DOS INUMERÁVEIS BENEFÍCIOS DO YOGA

1. Aumentar a flexibilidade e o primeiro e mais obvio beneficio do Yoga. Na sua primeira aula, talvez você não consiga pegar nos seus pés, imagine fazer uma postura de arqueamento da coluna, como urdhva danurasana. Mas se você continuar a pratica, você percebera um aumento gradual na sua flexibilidade, e eventualmente, aquelas posturas que pareciam impossíveis tornam-se possíveis. Você percebera também que muitas dores começam a desaparecer. Isso não e nenhuma coincidência. Inflexibilidade no quadril pode estressar os joelhos por causa do alinhamento impróprio dos músculos da coxa com a canela. O bíceps femural (o músculos na parte de trás da coxa) quando muito contraídos (pouca flexibilidade) pode levar a uma perda da curvatura natural da coluna lombar, o que causa a tão conhecida dor nas costas quando nos sentamos por longos períodos... sabe aquela dorzinha? A falta de flexibilidade nos músculos e nos tecidos conectivos, como fascias e ligamentos, podem causar uma postura inadequada.

2. Postura: Sua cabeça e como uma bola de boliche – grande, redonda e pesada. Quando esta balanceada diretamente sobre sua espinha dorsal ereta o trabalho e muito menos para o seu pescoço e os seus músculos das costas para mante-la no lugar. Se você experimentar mover sua cabeça para a frente notara que os músculos começarão a se contrair. Mantenha esta posição de segurar a sua bola de boliche a frente e em questão de 8 a 12 horas, e você ainda se surpreende porque ao final do dia esta tão cansado? E a fadiga talvez não seja seu único problema. Má postura pode causar problemas nas costas, no pescoço, nos músculos e articulações. Quando fazemos aquela corcunda, seu corpo acha uma maneira de compensar através da diminuição das curvaturas do pescoço e coluna lombar. Isso pode causar dor e artrite degenerativa na espinha dorsal.
Por isso, mantenha a boa postura... A pratica e o melhor caminho para esta consciência corporal.

Já notou que apos a pratica “ficamos mais altos”?

3. Teste de forca: Músculos fortes fazem muito mais do que apenas parecem bonitos: Eles nos protegem de doenças como artrite assim como também daquela dor nas costas, inclusive prevenindo quedas em pessoas idosas. Quando você aumenta sua forca física com a pratica de yoga, você também esta aumentando sua flexibilidade. Corpo em equilíbrio! Imagine que você apenas levanta pesos, sua forca aumenta mais sua flexibilidade vai para o espaço.

4. Articulações saudáveis: Cada vez que você pratica hatha yoga, você exercita as articulações em sua mobilidade total. Isso pode ajudar a prevenir artrite degenerativa ou atenuar problemas já existem nas articulações através de “uma torção (espremer) e molho” (imaginem uma roupa suja sendo lavada) das áreas de cartilagem que normalmente não são utilizadas com maior regularidade. A cartilagem da articulação e como uma esponja, ela recebe nutrientes somente quando seu fluido e espremido para fora e um novo suprimento de nutrientes pode ser absorvido e “deixado de molho”. Sem a manutenção adequada, áreas negligenciadas de cartilagem podem eventualmente sofrer um desgaste, o que leva a uma exposição dos ossos subjacentes.

5. Discos intervertebrais: “Os amortecedores” que estão entre suas vértebras podem herniar e comprimir nervos – precisam de movimento. Esta e a maneira que eles absorvem os nutrientes que precisam. Se sua pratica de hatha yoga esta bem balanceada e contem flexões a frente, arqueamentos e torções você com certeza ira ajudar os seus discos a manterem sua flexibilidade.

PS: se você já tem problemas de compressão de vértebras ou hérnias de disco, e aconselhável um acompanhamento medico, e, yoga apenas com um professor habilitado a trabalhar com suas limitações, caso contrario você corre um serio risco de agravar o seu problema. Seja cauteloso.

6. Ossos fortes: Já esta bem documentado que exercícios de suporte de peso fortalecem os ossos e previnem osteoporose. Muitas posturas em yoga requerem que você levante o seu próprio peso. E algumas dela como adho mukha svanasana (cachorro olhando para baixo) e urdhva mukha svanasana (cachorro olhando para cima), ajudam a fortalecer os ossos dos braços, que são particularmente vulneráveis a fraturas em casos de osteoporose. Em um estudo publicado conduzido pela Universidade da California (California State University), Los Angeles, a pratica de yoga aumentou a densidade óssea das vértebras. A pratica de yoga também diminui os níveis do hormônio de estresse, cortisol, e isso ajuda a manter o calcio nos ossos.

7. Sangue fluindo: mais especificamente, os exercícios de relaxamento que você aprende nas suas aulas de yoga ajudam a sua circulação, principalmente dos seus pés e mãos. A pratica de yoga promove que mais sangue oxigenado alcance suas células, que conseqüentemente funcionam melhores. Acredita-se que as posturas de torção promovam um “espremer dos órgãos internos” o que facilita a explosão do sangue venoso, e quando saímos da torção a entrada do sangue oxigenado flui mais de forma mais eficaz. As posturas invertidas, como a de equilíbrio na cabeça, ou dos ombros, ou parada de mão encorajam que o sangue venoso das pernas e do quadril fluam facilmente de volta ao coração, de onde e enviado aos pulmões para as trocas gasosas (eliminação de CO2, absorção de O2). Isso pode aliviar o inchaço das pernas e ma circulação. Yoga também promove um aumento de hemoglobina e células vermelhas, que levam o Oxigênio para os tecidos; assim também como “afina” (fluidifica) o sangue quando torna as plaquetas menos aderentes diminuindo os riscos de embolia. Esse efeito pode levar a uma diminuição de ataques do coração e derrames.
PS: se você tem pressão alta comunique ao seu professor antes de entrar em posturas de inversão.

Notou alguma melhora no crescimento do seus cabelos e cílios? Preste atenção...

8. Lição linfática: Quando você contrai e alonga seus músculos, move seus órgãos internamente, entra e sai das posturas de yoga, você esta aumentando a drenagem da sua linfa (um fluido viscoso que e rico em células de defesa). Isso ajuda o seu sistema linfático a lutar contra infecções, destruir células cancerígenas, e eliminar os resíduos tóxicos do funcionamento celular.

Você já percebeu como sua pratica regular tornou resfriados assunto do passado?

9. Coração em disparada: Quando seus batimentos cardíacos entram em atividade aeróbica, você diminui os riscos de ataque de coração e ainda alivia depressão. Enquanto nem toda yoga e aeróbica, se você praticar de forma vigorosa ou praticar ashtanga; com certeza você elevara seus batimentos cardíacos a uma faixa aeróbica. Mas mesmo exercícios de yoga que não elevam consideravelmente seus batimentos cardíacos podem melhorar seu condicionamento cardiovascular. Estudos tem mostrado que a pratica de yoga diminui a freqüência cardíaca de repouso, aumenta sua resistência, e pode melhorar sua absorção máxima de oxigênio durante exercícios – tudo resultado da melhora do condicionamento aeróbico. Um estudo mostrou que pessoas que praticaram apenas pranayama puderam praticar mais exercícios com menos oxigênio que o esperado.

10. Pressão estabiliza: Se sofre de hipertensão você poderá beneficiar-se com yoga. Dois estudos em pessoas hipertensas, publicados no "British medical journal - The Lancet", comparou os efeitos de savasana com simplesmente estar deitado no sofá. Apos 3 meses, savasana estava associado com queda da pressão sistólica (o numero mais alto) e queda da pressão diastólica em 26 e 15 pontos respectivamente. Outro dado observado: quanto mais alta era a pressão arterial, maior a queda.

11. Preocupações interrompidas: Yoga diminui os nível de cortisol. Se isso não soa como muita coisa, considere isso. Normalmente, as glândulas adrenais (também conhecidas como supra renais) secretam cortisol em resposta a uma crise aguda, que temporariamente aumenta a função imunológica. Se o seu nível de cortisol continuar elevado mesmo apos esta crise, o que ocorre e um comprometimento do sistema imune. Elevações temporárias de cortisol melhoram a nossa memória de longo tempo, mas elevações que cronicamente ocorrerem podem afetar a memória e ate levar a uma mudança permanente no cérebro. Alem disso, excesso de cortisol esta ligado a depressão, osteoporose (pois retira cálcio e outros minerais dos ossos e interfere com mesmo processo para manutenção do tecido ósseo), aumento de pressão arterial e resistência a insulina. Nos ratos, niveis elevados de cortisol levam ao que os cientistas chamam de "comportamento de procura de comida" (aquele que leva um individuo a comer quando esta triste, chateado ou estressado). O corpo pega este excesso de calorias e distribui no abdome em forma de gordura, contribuindo para aumento de peso, risco de diabetes e infarto do miocárdio.

12. Momento feliz: esta se sentindo triste? Sente-se em lótus (ou meio lótus, ou postura confortável). Melhor ainda, levante-se e faca um asana como urdhva dhanurasana(postura da ponte ou da roda) ou natarajasana (postura do dançarino). Mesmo que não seja tão fácil assim, um estudo tem mostrado que a pratica consistente de yoga melhora a depressão e leva a aumentos significantes de serotonina como também diminuições consideráveis da monoamino oxidase (a enzima que faz a quebra dos neurotransmissores) e cortisol. Na Universidade de Wisconsin, Richard Davidson, Ph.D., descobriu que o córtex esquerdo pre-frontal mostrou um aumento da atividade em pessoas que meditam. Isto e um achado que esta sendo correlatado com grandes ondas de felicidade, assim como também com uma melhor função imunológica. Os aumentos mais significativos que foram encontrados foram em praticantes dedicados que ja praticam a um longo período.

Keep it up!

13. Peso importa: mova-se mais coma menos - esse e o lema para muitos que vivem de dieta. Yoga pode ajudar nas duas coisas. Uma pratica regular faz com que você se mova, queime calorias; e, a dimensão espiritual e emocional da sua pratica pode encorajá-lo a resolver seus problemas relacionados com o peso e comida num nível muito mais profundo. Yoga pode inspira-lo a se tornar uma pessoa mais consciente da hora de comer.

14. Yoga diminui o açúcar no sangue e a LDL (mau) colesterol, e aumenta HDL (bom) colesterol. Em pessoas com diabetes, a pratica de yoga tem se mostrado eficiente para diminuir o açúcar no sangue de muitas maneiras: através da diminuição dos níveis de cortisol e adrenalina, estimulando a perda de peso, e melhorando a sensibilidade para os efeitos da insulina. Quando você diminui o seu nível de açúcar no sangue, você diminui o risco de algumas complicações da diabetes como infarto do miocárdio, falência renal e cegueira.

15. Ondas cerebrais: Um componente importante do yoga e focar no presente momento. Estudos tem mostrado que uma pratica regular melhora a coordenação motora, tempo de reação, memória, e, ate a pontuação de testes de QI. Pessoas que praticam meditação transcendental demonstram a habilidade de resolver problemas e de processarem melhor as informações - provavelmente porque são menos distraídas pelos seus pensamentos, que normalmente se repetem como um disco arranhado.

16. Centro nervoso: Yoga o encoraja a relaxar, diminuir o ritmo respiratório, a focar no presente; mudando o balanço do sistema nervoso simpático (aquele da resposta "mate um leão por dia") para o sistema nervoso parassimpático. Este por sua vez, e calmante e restaurativo. Ele promove uma diminuição no ritmo cardíaco e respiratório, diminui a pressão sanguínea, e melhora a circulação sanguínea para os intestinos e órgãos reprodutores - O que Herbet Benson, M.D., chama de resposta do relaxamento.

17. Localize-se e encontre-se no espaço: Praticar yoga regularmente melhora a propiocepcao (a habilidade de sentir o seu corpo e o que ele esta fazendo no espaço) e melhora o equilíbrio. Pessoas que tem ma postura ou movimentos com padrões errôneos normalmente tem uma percepção muito ruim, o que tem sido associado a problemas de joelho e dores nas costas. Uma melhora no equilíbrio pode significar uma redução significativa de quedas. Para pessoas idosas isso significa mais independência e um atraso em uma admissão num retiro ou casa de idosos, talvez nunca precisar de um. Para o resto de nos, as posturas como a da arvore pode nos fazer sentir mais estáveis no tapete e fora dele.

18. Centro de controle: Alguns yoguis de pratica avançada possuem capacidades extraordinárias, que são mediadas pelo sistema nervoso, para controlar o seu corpo. Cientistas monitoraram yoguis que eram capazes de induzir ritmos cardíacos diferenciados, gerar ondas cerebrais especificas, e, usando uma técnica de meditação aumentar a temperatura das suas mãos alguns graus. Se eles são capazes de usar yoga para fazer estas coisas, talvez você possa aprender como melhorar fluxo sanguíneos para sua pélvis se você estiver tentando engravidar, ou, induzir um relaxamento profundo quando esta tendo problemas para dormir a noite; as possibilidades são ilimitadas. Pratique e aproveite!

19. Relaxe conscientemente: Você alguma vez já se percebeu segurando o telefone ou o volante do seu carro com uma forca tremenda? Ou franzindo o seu rosto quando olhando para uma tela de computador? Essas hábitos inconscientes podem levar a tensão crônica, fadiga muscular, e dores nos seus pulsos, braços, ombros, pescoço, face, o que pode aumentar o seu nível de estresse e piorar o seu humor. Quando praticamos yoga começamos a perceber onde estamos acumulando tensão. Pode ser ate mesmo na língua ou nos olhos. Se simplesmente nos conectamos, percebemos que somos capazes de aliviar alguma tensão na língua e nos olhos. Com os músculos maiores como o quadríceps, trapézio, glúteos, e outros pode levar alguns anos para aprender como relaxá-los, mas e sim possível.

20. Pilula magica: Estímulos são bons, mas estímulos demais podem sobrecarregar o sistema nervoso. Yoga nos oferece um alivio para a agitação da vida moderna. Asanas restaurativos, yoga nidra (uma forma guiada de relaxamento), savasana, pranayama e meditação encorajam pratyahara, uma forma de nos deslocarmos para dentro e abstrair a atenção de estímulos externos; o que promove um momento de descanso para o sistema nervoso. Outro resultado de uma pratica regular de yoga, estudos demonstram, e uma melhor noite de sono - o que significa que você estara menos cansado e estressado e menos predisposto a acidentes.

21. Benefícios à imunidade: Asana e pranayama decerto melhoram a imunidade, mas, sem dúvida, a meditação tem a comprovação científica mais forte neste sentido. A meditação parece ter um efeito positivo sobre o funcionamento do sistema imunitário, estimulando-o quando necessário (por exemplo, aumentando o nível de anticorpos em resposta a uma vacina) e também reduzindo sua ação quando necessário (por exemplo, suavizando uma ação excessivamente agressiva do sistema imunitário numa doença autoimune como a psoríase).

22. Mais fôlego: yogis costumam respirar menos vezes, com maior volume, o que tem efeito calmante e é mais eficiente. Um estudo de 1998 publicado na revista Lancet ensinou uma técnica yogi conhecida como "respiração completa" a pessoas com problemas pulmonares decorrentes de insuficiência cardíava congestiva. Depois de um mês, a freqüência respiratória havia diminuído de 13,4 respirações por minuto para 7,6. Ao mesmo tempo, a capacidade aeróbica aumentou significativamente, assim como a quantidade de oxigênio no sangue. Além disso, o yoga mostrou-se capaz de melhorar vários níveis pulmonares, incluindo o volume máximo da respiração e a eficiência da expiração. O yoga também estimulou a respiração pelas narinas, o que filtra o ar, aquece-o (ar frio e seco é um dos fatores que estimulam ataques de asma em pessoas sensíveis) e o umedece, removendo pólen, poeira e outras coisas que você não gostaria que chegasse aos seus pulmões.

23 Revisão digestoria: Ulceras, síndrome do intestino irritado, constipação - todos podem ser exacerbados pelo estresse. Então, se você se estressa menos você vai sofrer menos. Yoga, assim como qualquer tipo de exercício, pode amenizar a constipação - e teoricamente diminuir o risco de câncer de colon - porque mover o corpo facilita o peristáltico intestinal transportando os alimentos assim também como os resíduos não desejáveis deles. E ainda que não tenha sido provado cientificamente, yogis suspeitam que posturas de torção são benéficas para eliminar as toxinas do organismo.

24. Paz na Mente: O Yoga pacifica as flutuações mentais, de acordo com os Yoga Sutras de Patanjali. Em outras palavras, ela diminui os laços mentais de frustração, tristeza, raiva, medo, e desejo que podem causar estresse. E já que tantos problemas de saúde têm no estresse uma de suas causas (das enxaquecas e da insônia ao lúpus, à esclerose múltipla, ao eczema, à hipertensão e aos ataques cardíacos), se você aprender a acalmar sua mente, com toda probabilidade você viverá mais longa e saudavelmente.

25. Sinal divino: muitos de nós sofrem de baixa auto-estima crônica. Se você lida com isso de forma negativa -- tomando remédios, comendo em excesso, trabalhando demais e dormindo fora de hora -- você pode pagar o preço com sua saúde física, mental e espiritual. Se você encara isso de uma forma positiva e pratica yoga você notará, inicialmente em pequenos estalos e depois de forma mais profunda, que você possui valor ou, como a filosofia yogi ensina, que você é uma manifestação do Divino. Se você pratica regularmente com o objetivo de se auto-examinar e se aperfeiçoar -- não apenas como um substituto para uma aula de ginástica aeróbica -- você pode acessar um lado diferente de você mesmo. Você experimentará sentimentos de gratidão, empatia e perdão, assim como a noção de que você é parte de algo maior. E mesmo que uma boa saúde não seja o objetivo da espiritualidade, ela com freqüência é um subproduto, como comprovado por vários estudos científicos.

26. Válvula de escape para a dor: o yoga pode amenizar sua dor. De acordo com diversos estudos, asanas, meditação ou uma combinação dos dois reduziram as dores de pessoas com artrite, dores nas costas, síndrome do túnel carpal e outras doenças crônicas. Quando você alivia sua dor, seu humor melhora, você fica mais disposto para atividades e não precisará de tantos remédios.

25. Sinal Divino Muitos de nós sofrem de baixa auto-estima crônica. Se você lidar com isso negativamente recorrendo às drogas, comendo demais, trabalhando demais, dormindo em pé, você poderá pagar caro por isso. Sua saúde física, mental e espiritual sofrerá. Ao contrário, se você tiver uma atitude positiva e praticar yoga, você sentirá, inicialmente em breves lampejos e depois por períodos mais longos, que você é útil ou, como ensina a filosofia yogue, que você é uma manifestação do Divino.

Se você pratica regularmente com a intenção de se auto-analisar e aperfeiçoar, e não apenas para substituir uma aula aeróbica, você pode entrar em contato com um lado diferente de si mesmo. Você vai experimentar sentimentos de gratidão, empatia e perdão, bem como a sensação de que você é parte de algo maior. Embora ter mais saúde não seja o objetivo da espiritualidade, muitas vezes é um seu subproduto, como documentam vários estudos científicos.

26. Válvula de escape para a dor: o yoga pode amenizar sua dor. De acordo com diversos estudos, asanas, meditação ou uma combinação dos dois reduziram as dores de pessoas com artrite, dores nas costas, síndrome do túnel carpal e outras doenças crônicas. Quando você alivia sua dor, seu humor melhora, você fica mais disposto para atividades e não precisará de tantos remédios.

27. Tratamento de calor: o yoga pode ajudá-lo a fazer mudanças na sua vida. De fato, esta pode ser sua maior força. Tapas, o termo sânscrito para "calor", é o fogo, a disciplina que abastece a prática de yoga e que a prática regular constrói. O tapas que você desenvolve pode ser extendido para o resto de sua vida para superar a inércia e mudar hábitos disfuncionais. Você poderá notar que sem fazer um esforço particular para mudar as coisas, você passou a comer melhor, exercitar-se mais ou, finalmente, deixou de fumar depois de anos de tentativas mal sucedidas.

28 Presentes do Guru: Bons professores de yoga fazem maravilhas para a sua saúde. Aqueles extraordinários fazem mais do que somente guiar você de postura em postura. Eles podem ajustá-la, estimar o quando você deveria aprofundar-se ou recuar em uma postura, dizer duras verdades embutidos em compaixão, ajudar você a relaxar ao mesmo tempo em que podem melhorar e personalizar sua prática. Um relacionamento respeitoso com um professor torna-se com o tempo um meio de promover sua saúde.

29. Livre de remédios: se seu armário de remédios parece uma farmácia, talvez seja hora de experimentar o yoga. Estudos com pessoas com asma, pressão alta, diabetes tipo II (outrora chamada de 'diabetes de adulto') e síndrome obsessivo-compulsiva têm mostrado que o yoga ajuda a reduzir o uso de medicamentos e às vezes dispensá-los totalmente. Os benefícios de tomar menos remédios? Você gastará menos dinheiro e estará menos exposto aos efeitos colaterais e aos riscos das interações medicamentosas.

30. Situações Limite: Yoga e meditação melhoram a atenção [no momento presente]. E, quanto mais atento você é, mais facilmente você consegue deixar de lado emoções destrutivas como a raiva. Alguns estudos sugerem que a raiva crônica e a hostilidade estejam diretamente relacionadas a ataques cardíacos assim como o estão o fumo, a diabetes e o colesterol alto. Aparentemente, o Yoga reduz a raiva porque trabalha com sentimentos como a compaixão e a interconexão [dos seres] e também porque acalma o sistema nervoso e a mente. Além disto, o yoga possibilita a você observar à distância o drama de sua própria vida, fazendo com que você permaneça firme diante de más notícias e eventos perturbadores. Caso seja necessário, você também pode reagir mais rapidamente – e existem evidências de que o yoga aumente nossa velocidade de reação. Contudo, nesta fração de segundos, você é então capaz de ponderar sobre qual é a melhor solução, reduzindo o seu sofrimento e o dos demais seres.

31. Boas relações: O amor pode não conseguir tudo, mas certamente pode ajudar na cura. Cultivar o apoio emocional de amigos, família e comunidade melhora a saúde e o processo de cura, como já se demonstrou várias vezes. A prática regular de yoga ajuda a desenvolver amizade, compaixão e uma maior equanimidade. Somado à ênfase que a filosofia do yoga dá a evitar magoar os outros, dizer a verdade e ser comedido, isto pode melhorar muitos de seus relacionamentos.

32. Sistema Sonoro: o básico do yoga - asana, pranayama e meditação - trabalha para melhorar sua saúde. Contudo, sua caixa de ferramentas oferece muito mais do que isto. Considere o recitar de mantras. Tende a prolongar a exalação, o que equilibra o sistema nervoso parasimpático. Se feito em grupo, a recitação de mantras pode ser uma experiência física e emocional bastante forte. Um estudo recentemente realizado pelo Instituto Karolinska, da Suécia, sugere que sons zunidos, como aquele que fazemos quando recitamos o Om - abrem as narinas facilitando sua drenagem.

33. Jornada visual. Se você contemplar uma imagem formada em sua mente, como faz em yoga nidra e outras práticas, você pode causar mudanças no seu corpo. Vários estudos descobriram que a visualização guiada reduz a dor de um pós-operatório e a freqüência de dores de cabeça, bem como melhora a qualidade de vida para pessoas com câncer e HIV.

34. Máquina de limpeza Os Kriyas, ou as práticas de purificação, são um outro elemento do Yoga. Entre os Kriyas você pode encontrar desde exercícios de respiração rápida até elaboradas limpezas internas do intestino. O Jala Neti, uma lavagem suave das fossas nasais com água salgada, ajuda a remover polén e vírus do nariz, evita o acúmulo de muco e ajuda na drenagem das narinas.

35. O conceito Karma Karma yoga (servir aos outros) é parte da filosofia do yoga. Mesmo que você não esteja inclinado a servir aos outros, sua saúde pode melhorar se você assim o fizer. Um estudo da Universidade de Michigan revela que pessoas mais velhas que serviram como voluntárias pouco menos de uma hora por semana têm três vezes mais chances de estender sua expectativa de vida em sete anos. Servir aos outros pode dar sentido à sua vida e seus problemas podem não parecer tão assustadores quando você se aproximar das vidas de outras pessoas.

36. Esperança que cura. Os pacientes de grande parte da medicina convencional recebem os tratamentos de forma passiva. No Yoga, o que importa é o que você faz por você mesmo. O Yoga lhe proporciona as ferramentas necessárias à sua mudança e você pode começar a se sentir melhor desde a primeira vez em que você pratica. Você pode também notar que, quanto mais você se esforça em praticar, tanto mais você se beneficia [desta pratica]. Isso resulta em três coisas: você se envolve com a sua própria cura, você descobre que o seu envolvimento dá a você a força para efetivar a mudança e, ao perceber que você é capaz de causar uma mudança, você se torna esperançoso. E a esperança pode ser justamente a cura.

Um comentário: